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LTCAT

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LTCAT - Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho

O Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho LTCAT, é um documento previsto na legislação previdenciária, que apresenta as condições de trabalho a que os funcionários são submetidos nas empresas, e se há necessidade ou não do trabalhador ter uma aposentadoria especial. Por ser um documento que cumpre uma determinação da Previdência Social, a elaboração de LTCAT deve ser realizada cuidadosamente, e assinada pelo Engenheiro de Segurança do Trabalho.

Empresa que faz LTCAT em São Paulo

Somos especialistas na elaboração e realização de Laudos técnicos relacionados a Segurança do Trabalho entre eles LTCAT, PGR, Laudo Insalubridade, Periculosidade.

Nossa equipe conta com especialistas experientes e de excelente formação acadêmica em:  engenharia de segurança e meio ambiente.

Caso esteja procurando uma empresa que faz o LTCAT – Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho em São Paulo, entre em contato conosco e solicite um orçamento.

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Qual o preço do LTCAT em São Paulo

Os valores para elaboração do LTCAT, em regra variam, de acordo com o número de colaboradores e o grau de risco da empresa, número de pontos de avaliação quantitativa, deslocamento, dentre outros fatores que impossibilitam estabelecer um valor fixo de cada LTCAT.

Antes de mais nada é importante fazer uma cotação de preço, e obter orçamentos diferentes para elaboração do seu LTCAT e assim avaliar o melhor custo benefício.

Se por ventura sua necessidade neste momento seja a compra ou contratação de serviço para aquisição do LTCAT da sua empresa, entre em contato conosco, estamos sediados em Interlagos, zonal sul de São Paulo, este bairro fica bem próximo a Santo Amaro, Jurubatuba, Chácara Santo Antônio e etc. solicite seu orçamento, temos o melhor preço de LTCAT em São Paulo.

Quanto custa o LTCAT em São Paulo?

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Atendimento de qualidade, Laudos Técnicos confiáveis que atendem os orgãos governamentais, ISO 1400 e OSHAS.

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Conheça mais sobre o LTCAT

LTCAT - Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho

LTCAT é Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho, que tem por objetivo registrar a presença de fatores prejudiciais à saúde ou integridade física dos trabalhadores.

Qual o objetivo do LTCAT?

Tem como objetivo principal provar que o segurado tem direito a chamada pensão especial pelas suas condições de trabalho.

De acordo com o tipo de atividade da empresa, risco ou exposição do trabalhador a agentes nocivos, existe a possibilidade de pedidos de aposentadoria especial. Na elaboração de LTCAT, a empresa deve informar as atividades que podem gerar esse tipo de aposentadoria.

A elaboração de LTCAT deve ser realizada e revista, de acordo com a Instrução Normativa do INSS, que determina que qualquer alteração no ambiente de trabalho deve ser comunicada. Estas alterações vão desde a inserção de novas máquinas e equipamentos, até mudanças de layout ou alteração de equipamentos de proteção dos funcionários.

Após a elaboração de LTCAT e sua assinatura pelo engenheiro de segurança do trabalho responsáveis, o documento deve ficar arquivado na própria empresa por no mínimo 20 anos, sua atualização é fundamental para evitar penalizações, em caso de auditorias do Ministério do Trabalho, da Previdência Social

Algumas empresas têm dificuldades em analisar situações de risco que devem ser mencionadas na elaboração de LTCAT. Para auxilia-las, existem no mercado consultorias e Assessorias que oferecem este serviço, permitindo que toda sua documentação trabalhista e previdenciária esteja correta e atualizada.

A importância do LTCAT é que ele deve ser utilizado pela legislação para o preenchimento do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP).

No caso de trabalhadores que solicitam benefícios especiais de aposentadoria, o PPP é um importante documento introdutório ao INSS.

Quem pode fazer o LTCAT?

Quem pode elaborar e assinar o PGR?

Os documentos integrantes do PGR devem ser elaborados sob a responsabilidade da organização, respeitado o disposto nas demais normas regulamentadoras, datados e assinados.

A organização pode designar e atribuir funções e responsabilidades específicas para uma pessoa ou equipes de trabalho, mas, quando se tratar de uma documentação relativa a um requisito legal, deve ser respeitado o disposto nas demais normas regulamentadoras, que determinam especificamente a responsabilidade pela elaboração de documentos.

Isso significa que qualquer profissional indicado pela organização pode assinar o PGR, independentemente de sua formação profissional.

Quando o LTCAT deve ser emitido?

Quando o LTCAT deve ser emitido

O LTCAT é um documento de emissão obrigatória aplicável a todas as empresas, independentemente das atividades desempenhadas e do número de colaboradores existentes.

O documento não tem prazo de validade pré-determinado, mas o parágrafo do artigo 261 da IN 77/2015 estipula que o LTCAT deve ser atualizado anualmente ou quando houver mudanças importantes no ambiente de trabalho, tais como:

  • mudanças de layout;
  • substituição de máquinas ou equipamentos;
  • adoção ou mudança de tecnologia de proteção coletiva.
O LTCAT possui validade?

A lei não estipula validade.

Para que a empresa não seja multada, o documento deve estar sempre atualizado de acordo com as mudanças no ambiente de trabalho e disponível para eventual consulta.

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